CAMPANHA DE APOIO A TV RAÍZES DA CULTURA

CAMPANHA DE APOIO A TV RAÍZES DA CULTURA
COLABORE PARA QUE POSSAMOS MANTER NOSSAS ATIVIDADES

APOIE A TV RAÍZES DA CULTURA

APOIE A TV RAÍZES DA CULTURA
ACESSE AQUI E SAIBA COMO APOIAR

quinta-feira, 4 de janeiro de 2024

Os Filhos dos Dias de Eduardo Galeano


 A TV Raízes, destaca uma das principais obras do Escritor uruguaio Eduardo Galeano.

Trata-se do Livro OS FILHOS DOS DIAS. Uma obra poética de reflexão diária sobre vários episódios da nossa história.

A publicação é em forma de vídeos diários, compreendendo 366 vídeos.

Os Filhos dos Dias (2011) é um calendário da história humana. Em trezentas e sessenta e seis histórias, uma para cada dia do ano, Eduardo Galeano recorda heróis esquecidos e ilustres anónimos, lendas famosas e feitos de que não reza a História, mulheres e homens de todas as épocas e dos quatro cantos do mundo, compondo o mosaico colorido da grandeza e fragilidade da vida neste planeta. Diário colectivo da humanidade em que cada página encerra uma memória da sua tortuosa biografia — da caça às bruxas às sufragistas, dos colonizadores à resistência indígena, dos ensinamentos maias aos artistas do século XX —, Os Filhos dos Dias é uma celebração da diversidade, uma defesa da dignidade, mas também uma denúncia de mordaças, venenos, iniquidades. Galeano conta «a grande história do mundo a partir das pequenas histórias», com a precisão poética e força alegórica das suas narrativas breves, pelo prazer de «observar o universo pelo buraco da fechadura».
  • TÍTULO ORIGINAL Los hijos de los días 
  •  
  • TRADUÇÃO Guilherme Pires 
  •  
  • GRAVURA DA CAPA Luís Henriques 
  •  
  • ILUSTRAÇÕES DO MIOLO Eduardo Galeano
  •  
  • 1.ª EDIÇÃO 2020
  •  
  • PÁGINAS 432 
  •  
  • ISBN 978-972-608-378-8

CONFIRA EDUARDO GALEANO FALANDO DESSA OBRA NOS DOIS VÍDEOS A SEGUIR:




EDUARDO GALEANO


Eduardo Hughes Galeano foi um jornalista e escritor uruguaio. É autor de mais de 40 livros, que já foram traduzidos em diversos idiomas. Suas obras transcendem gêneros ortodoxos, combinando ficção, jornalismo, análise política e História. Wikipédia

Nascimento: 3 de setembro de 1940, Montevidéu, Uruguai
Falecimento: 13 de abril de 2015, Montevidéu, Uruguai

O que Eduardo Galeano defendia?

Galeano é considerado um dos principais expoentes do Antiamericanismo e Anticapitalismo na América Latina no Século XX.

Qual é a importância de Eduardo Galeano?

Ganhador de vários prêmios literários, Galeano se tornou mundialmente conhecido quando, em 1971, publicou seu livro mais famoso, As Veias Abertas da América Latina. Ele também é considerado um dos mais populares pensadores de esquerda da América Latina.

O que é utopia de acordo com Eduardo Galeano?

Segundo Galeano, a utopia “existe” para que possamos seguir em frente e continuar caminhando, mas do que adianta caminhar em direção ao futuro se ignoramos o passado e consequentemente vivemos condenados a repetir os mesmos erros.

Pequena Biografia de Eduardo Galeano

Eduardo Galeano (1940-2015) foi um escritor e jornalista uruguaio, autor do livro “As Veias Abertas da América Latina”, uma obra que exerceu profunda influência no pensamento de esquerda latino-americano.

Eduardo Hughes Galeano nasceu em Montevidéu, Uruguai, no dia 3 de setembro de 1940. Descendente de uma família de classe média, de formação católica, pensava em se tornar jogador de futebol, mas percebeu que não tinha habilidade necessária para isso, porém, escreveu muito sobre o esporte. Acabou exercendo trabalhos diferenciados, como caixa de banco e datilógrafo.
Carreira literária

Embora aos 14 anos ele já houvesse enviado uma charge para o jornal El Sol, do Partido Socialista, sua carreira na imprensa só se firmaria na década de 60, quando se tornou editor do jornal “Marcha”, ao lado de colaboradores como Mario Vargas Llosa (futuro Prêmio Nobel) e Mario Benedetti.

Nos anos 70, com o regime militar no Uruguai, Galeano foi perseguido pela publicação de seu livro “As Veias Abertas da América Latina” (1971), obra de referência de esquerda, na qual o autor analisa a história da América Latina do colonialismo ao século 20.

Em 1973, foi preso em decorrência do golpe militar em seu país, e posteriormente exilou-se na Argentina, onde lançou a revista cultural “Crisis”.

Em 1976, Eduardo Galeano mudou-se para a Espanha, por causa da crescente violência da ditadura argentina. Em 1985, lançou na Espanha o livro “Memória do Fogo”. Nesse mesmo ano, com a redemocratização de seu país, retornou a Montevidéu.

Memória do Fogo é uma trilogia da História da Américas. Os personagens são generais, revolucionários, operários, conquistadores e conquistados, que são retratados em pequenos contos que refletem o período colonial do continente.

Autor de mais de trinta livros, traduzidos para cerca de vinte idiomas, Galeano declarou, em 2014, que não se identificava mais com sua anticapitalista obra “As Veias Abertas da América Latina”. Sobre ela, disse o autor: “Para mim, essa prosa da esquerda tradicional é extremamente árida, e meu físico já não a tolera”.

Em 2006, Eduardo Galeano ganhou o Prêmio Internacional de Direitos Humanos através da Global Exchange, instituição humanitária americana.

Eduardo Galeano faleceu em Montevidéu, no Uruguai, no dia 13 de abril de 2015, em decorrência de um câncer.

Outras obras

A Pedra Arde (1983)
O Livro dos Abraços (1989)
O Futebol ao Sol e à Sombra (1995)
O Teatro do Bem e do Mal (2002)
Espelhos – Uma Quase História Universal (2008)
Os Filhos dos Dias (2012)

Frases de Eduardo Galeano

"O corpo não é uma máquina como nos diz a ciência. Nem uma culpa como nos fez crer a religião. O corpo é uma festa."
"Na luta do bem contra o mal, é sempre o povo que morre."
"Somos o que fazemos, mas somos, principalmente, o que fazemos para mudar o que somos."
"Quando as palavras não são tão dignas quanto o silêncio, é melhor calar e esperar."
"Dos medos nascem as coragens; e das dúvidas, as certezas. Os sonhos anunciam outra realidade possível e os delírios, outra razão."

Nenhum comentário:

Postar um comentário