CAMPANHA DE APOIO A TV RAÍZES DA CULTURA

CAMPANHA DE APOIO A TV RAÍZES DA CULTURA
COLABORE PARA QUE POSSAMOS MANTER NOSSAS ATIVIDADES

APOIE A TV RAÍZES DA CULTURA

APOIE A TV RAÍZES DA CULTURA
ACESSE AQUI E SAIBA COMO APOIAR

Antecedentes Históricos da TV Raízes

 


Os antecedentes históricos da TV Raízes da Cultura, enquanto projeto de comunicação alternativa e cultural, tem início já em 2009, com a realização das atividades do Instituto Cultural Raízes em Floresta e região.

Naquela oportunidade, já se desenvolvia um conjunto de ações de audiovisual junto à grupos culturais de jovens, com as articulações para os Micro Projetos Mais Cultura, nas regiões de desenvolvimento do Sertão Central e Sertão de Itaparica e o Ponto de Cultura Vivendo Cultura em Mirandiba.

                        Registro das atividades de Audiovisual entre 2010 e 2012 em Mirandiba

Entre as atividades culturais, percussão, danças, capoeira e outras, priorizava-se também o registro fotográfico e em vídeos, de toda as experiências que estavam sendo desenvolvidas, bem como oficinas e práticas de audiovisual.

Uma primeira experiência de maior dimensão foi a construção de um Documentário sobre o Festival Pernambuco Nação Cultural, realizado em Floresta, no mês de novembro de 2009.

Estas atividades tomam maior proporção já no ano de 2010, com a realização do Documentário sobre a Comunidade Quilombola de Floresta e a produção de diversos vídeos dos Micro Projetos Mais Cultura e do Ponto de Cultura Vivendo Cultura.

                                    Registro das atividades de Audiovisual entre 2010 e 2012

Nos anos seguintes, de 2011 a 2014, ocorreram diversas experiências de gravações de imagens, coleta de fotografias e edições de áudio e vídeo, no conjunto das experiências que estavam sendo desenvolvidas pelo Instituto Cultural Raízes, com destaque especial para o Documentário do Povo Atikum, realizado em 2011.

Registro das atividades de Audiovisual entre 2012 e 2017

Já em 2015, nos dias 21 e 22 de março, ocorre a primeira experiência com a denominação de TV Raízes, estreando uma outra de forma de documentação das atividades, através de entrevistas com os(as) participantes dos Projetos Culturais mantidos pelo Instituto Cultural Raízes.

Registro das atividades dos dias 21 e 22 de março de 2015

No dia 09 de julho de 2017, tem então início a experiência de gravações jornalísticas da TV Raízes, com o 1º Programa Cultura em Foco, que abriu caminho para o registro de uma série de atividades, com um formato dinâmico e com a formação de equipe composta em sua maioria por jovens que fazem parte do Instituto Cultural Raízes.

A data marca também o início do Blog Raízes Notícias, dando um suporte ao canal de vídeos e trazendo uma série de notícias e informação de qualidade a partir de fontes confiáveis.

Início das gravações jornalísticas da TV Raízes

No período seguinte, 2018 e 2019, o Projeto da TV Raízes, deu prioridade a edição de vídeos e documentários, bem como ao registro de uma série de atividades desenvolvidas pelo Instituto Cultural Raízes e instituições/grupos parceiros(as), em Floresta e região, inclusive com cobertura jornalística de vários eventos ocorridos em Floresta.

O ano de 2020, inicia com a perspectiva de estruturar melhor o Projeto da TV Raízes, estendendo o alcance do trabalho e dinamizando o conteúdo, constituindo uma grade de programação. Neste contexto, estava também a estruturação de um Estúdio de Gravação e a estruturação da equipe coordenadora. 

Com o surgimento da Pandemia da Covid-19, a partir de 18 de março de 2020, todas as atividades presenciais foram paralisadas.

Diante dessa nova realidade e após reflexões sobre como se reinventar e reconstruir o trabalho, buscou-se uma nova definição do Projeto, num formato virtual e, resolveu-se investir nas transmissões ao vivo, cuja data histórica, marca o dia 30 de maio de 2020 com a primeira transmissão ao vivo realizada.

1ª Transmissão ao Vivo da TV Raízes da Cultura

Para assistir a transmissão, acesse o link.

Nessa primeira etapa, de 30 de maio  a 31 de dezembro de 2020, foi possível manter as atividades de transmissão ao vivo, com o apoio de amigos italianos, através do Bispo Diocesano de Floresta, Dom Gabriel Marchesi, cuja doação financeira foi de R$  7.163,57 (sete mil, cento e sessenta e três reais e cinquenta e sete centavos).

Esse valor permitiu a compra de equipamentos como celular, microfone, mesa de som, além dos pagamentos de despesas de manutenção, tais como: energia, provedor de internet e plataforma de transmissão de lives.

Em finais de 2020, conseguimos a aprovação de Projeto, junto ao Edital da Lei Ardir Blanc PE, o que permitiu construir a dimensão atual da TV Raízes da Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário