CONHEÇA O PROJETO TV RAÍZES DA CULTURA

CONHEÇA O PROJETO TV RAÍZES DA CULTURA
SEJA UM APOIADOR(A)

APOIE A TV RAÍZES DA CULTURA

APOIE A TV RAÍZES DA CULTURA
ACESSE AQUI E SAIBA COMO APOIAR

Projeto - TV Raízes da Cultura

 


1 - APRESENTAÇÃO: 

O Projeto TV RAÍZES DA CULTURA, busca a implementação de um sistema de comunicação alternativo que propague elementos e situações positivas de âmbito local, regional (sertão pernambucano) do nordeste e do Brasil, dando ênfase as origens culturais e sociais, fundamentais para o processo de formação da sociedade e imprescindível para a construção identidade sócio-cultural e o exercício da cidadania plena e ativa. 

Também serão produzidos conteúdos voltados a informação em âmbito nacional e internacional, trazendo notícias com credibilidade e fontes confiáveis. 

Para facilitar a compreensão desta proposta, este documento está assim constituído: 

* Experiência da Instituição em Comunicação Alternativa; 
* Contexto do Projeto/Justificativas; 
* Os Objetivos: gerais e específicos; 
* Estrutura de Funcionamento do Projeto/Conteúdo; 
* Cotas de Patrocínio/Anúncios. 

2- EXPERIÊNCIA DA INSTITUIÇÃO EM COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA: 

O Instituto Cultural Raízes, além de atuar nas áreas de Cidadania, Cultura, Etnia, Educação Popular e Juventudes, tem larga experiência em relação a comunicação alternativa, cujos trabalhos já realizados encontram-se destacados a seguir: 

- Criação de Sites e Blogs; 
- Pesquisa e Edição de Livros; 
- Publicação de Documentários; 
- Elaboração de jornais informativos e revistas; 
- Filmagem e fotografia jornalística;
- Oficinas de Audiovisual; 
- Edição de áudios e vídeos. 

3- CONTEXTO DO PROJETO: 

O Contexto do presente Projeto se dá por ocasião de uma realidade apresentada em que se faz necessário a produção de conteúdos midiáticos que abordem temas formativos, educativos e orientativos, bem como que destaque valores humanos e culturais que contribuam para a construção da identidade social e fortaleça a compreensão e a vivência da cidadania, na perspectiva da construção de um mundo melhor. 

Outra demanda constatada, trata-se da necessidade de publicação de notícias confiáveis e com credibilidade, que traga de forma isenta a informação de temas atuais em nível, local, regional, nacional e internacional. 

4- JUSTIFICATIVA DO PROJETO: 

A comunicação é um processo que envolve toda e qualquer forma de transmissão de mensagens, conhecimentos, conteúdos ou informações para outras pessoas. O termo comunicação é abrangente e não se restringe apenas aos meios midiáticos (rádio, TV, jornal impresso, site etc.), mas a toda e qualquer forma de relacionamento humano. 

O presente projeto pensa a comunicação como espaço sociocultural para a formação cidadã, aliando ao uso cada vez mais frequente das mídias, um conteúdo que venha a contribuir para a valorização de práticas e costumes, tradições e culturas que representam um ponto de reflexão e de conscientização, baseado na necessidade concreta de recuperar valores humanos e sociais que permita estabelecer um novo convívio entre as pessoas e uma melhor compreensão da realidade. 

Nesse sentido, o Projeto TV Raízes da Cultura cumpre um papel inovador e único na região, ao abordar uma temática e conteúdo completamente diferenciado do conjunto de meios de comunicação atuantes no presente momento. 

Será priorizado um conteúdo amplo, autônomo e independente, que excluirá violência, banalizações, racismo, preconceitos e distorções da realidade (Fake News), bem como será garantido o contraditório, quando se tratar de temas polêmicos. 

O Projeto TV Raízes da Cultura, também trabalhará conteúdos voltados para o destaque das origens, tradições, artistas e personalidades da cultura afro-indígena e popular do Brasil, do nordeste e especialmente pernambucana. 

5 - OBJETIVOS: 

Geral 

Promover um conjunto de ações de mídia com o intuito de proporcionar um espaço de debate, reflexão, informação e formação, com conteúdo amplo e diverso. 

Específicos 

- Promover a divulgação de conteúdos históricos e atuais sobre a cultura popular brasileira e, especialmente nordestina e pernambucana, dando ênfase para as manifestações e tradições afro-brasileiras e indígenas; 
- Desenvolver ações informativas e formativas, tendo como públicos principais, artistas, criadores, militantes e admiradores da cultura popular, com foco todo especial para os adolescentes e jovens; 
- Valorizar as tradições, experiências, costumes e rituais presentes nas raízes e história da cultura afro-brasileira e indígena; 
- Constituir-se em material de pesquisa e apoio permanente para públicos em formação pedagógica e histórica; 
- Contribuir efetivamente para a implementação das Leis nº 10.639/03 e 11.645/08; 
- Publicar conteúdos de informação em âmbito nacional e internacional, abordando temas da realidade atual e do dia-a-dia. 

6 – ESTRUTURA DE FUNCIONAMENTO/CONTEÚDO: 

O Projeto TV Raízes da Cultura, está amparado nas seguintes ações de mídia/comunicativa: 

> Canal de Vídeos e Blog - TV RAÍZES DA CULTURA
> Blog RAÍZES NOTÍCIAS
> Canal de Vídeos e Blog RAÍZES CONSCIÊNCIA NEGRA
> Canal de Vídeos e Blog POVOS INDÍGENAS 

6.1 - Canal de Vídeo: TV RAÍZES DA CULTURA 

Que tratará dos seguintes temas: 

* Ancestralidade Africana e Indígena; 
* Territorialidade; 
* Povos Tradicionais; 
* Racismo e Preconceito; 
* Mulheres Negras; 
* Leis 10.639 e 11.645; 
* Educação; 
* Juventudes; 
* Arte e Cultura; 
* Cultura Popular; 
* Saberes Tradicionais; 
* Mestras e Mestres da Cultura; 
* Diversidade; 
* Igualdade Racial; 
* Direitos Humanos, entre outros, com prioridade para o público negro(a) e indígena, Comunidades Tradicionais, Povos de Terreiro e Povo Cigano. 

Em sua programação, o Canal TV RAÍZES DA CULTURA, trará as seguintes séries: 

* Movimento Negro; 
* Mulheres Negras; 
* Projeto Raízes Negras; 
* Povos Indígenas; 
* Educação; 
* Cultura Afrobrasileira; 
* Juventude Negra e Indígena;
* Cantos e Encantos;
* Verso e Poesia; 
* Contando Histórias “Histórias que a Estória não conta”; 
* Perfil Cultural. 

Também incluirá séries específicas e regionais como: Resistência Cultural e na Trilha de Gonzaga, entre outras que serão criadas, de caráter temporário ou permanente. 

Além dos conteúdos acima destacados, o Projeto TV Raízes da Cultura desenvolverá os seguintes conteúdos mensais: 

- Programa Cultura em Foco, de caráter mensal, com a seguinte grade de programação: 
* Notícias (contendo informações locais, regionais, nacionais e internacionais); 
* Entrevistas (mestres, ativistas, artistas e personagens da cultura popular e demais seguimentos sociais relacionados à cultura); 
* Debates (sobre temas atuais envolvendo o mundo cultural). 

- RAÍZES DOC, que serão documentários produzidos sobre temas ou personagens específicos. 

* Ritmos (com destaque especial para os ritmos afro-brasileiros e indígenas); 
* Mulheres Negras (destacando as mulheres negras que fizeram história e as que atualmente continuam lutando por igualdade e respeito); 
* Nossa História (com ênfase especial para a história de nossas lutas de libertação); 
* Nossos Heróis (espaço em que serão destacados os verdadeiros heróis da história de nosso povo, na luta por libertação e direitos). 

- TALENTOS DA JUVENTUDE, destacando jovens e seus talentos musicais e artísticos/esportivos e profissionais, que são referências positivas em suas comunidades. 

- COISA DE NEGRO, que trata das temáticas de enfrentamento e conscientização quanto às questões do racismo e do preconceito, além de enfatizar os valores positivos da presença do negro(a) na formação da sociedade brasileira. 

De acordo com a demanda, também poderão ser criados outros conteúdos que venham a integrar a grade de programação mensal da TV Raízes.

O Canal de Vídeos TV RAÍZES DA CULTURA, funciona através da plataforma Youtube e tem suporte no próprio site do Instituto Cultural Raízes, em seu Blog específico, bem como divulgação via Facebook, Instagram, Twitter e Whatsapp. 


6.2 - Blog: RAÍZES NOTÍCIAS 

O Blog RAÍZES NOTÍCIAS, cumpre o papel de ser o instrumento propagador de conteúdos positivos, com matérias atualizadas e links de acesso a outros blog’s e sites progressistas. 

Os conteúdos em destaque no Blog RAÍZES NOTÍCIAS, atendem ao conceito e objetivos de atuação do Instituto Cultural Raízes e está profundamente identificado com os aspectos legais que garantem a liberdade de imprensa, bem como prioriza a publicação de conteúdos positivos e de informações baseadas em fontes verídicas. 

O Blog RAÍZES NOTÍCIAS, tem suporte em outras redes sociais, tais como: Instagram, Facebook, Twitter e Whatsapp. 

Também haverá um Programa Jornalístico do Blog junto com o canal de vídeos que terá como nome RAÍZES NOTÍCIAS

6.3 – Canais de Vídeos RAÍZES CONSCIÊNCIA NEGRA e POVOS INDÍGENAS 

Um terceiro instrumento vinculado ao Projeto TV Raízes da Cultura, são os Canais de Vídeos e Blog’s RAÍZES CONSCIÊNCIA NEGRA e POVOS INDÍGENAS, que tem como objetivo, a produção de conteúdos voltados à formação, especialmente no que diz respeito a implementação das leis 10.639 e 11.645, trazendo aspectos históricos e atuais do povo negro e dos povos indígenas, constituindo-se assim em importantes acervos para pesquisa, estudos e reflexões. 

Os Canais de Vídeos RAÍZES CONSCIÊNCIA NEGRA e POVOS INDÍGENAS, terão suporte também nas demais redes sociais. 

– CONTATO - 

Endereço: Rua Eloi Torres de Barros, 81 – Escondidinho – Floresta/PE 
CEP 56.400-000 
Celular/whatsapp: (87) 99927.9125 e (87) 99819-0313

Nenhum comentário:

Postar um comentário